You are here: Home Members Jorge Coelho Noticias Mestrado em Aplicações Industriais de Polímeros

Mestrado em Aplicações Industriais de Polímeros

by Jorge Coelho last modified 2008-01-30 22:27

O mestrado em Aplicações Industriais de Polímeros é um mestrado de formação e continuidade da antiga Licenciatura pré-Bolonha em Engenharia Química da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade, de Coimbra pretendendo dar uma visão alargada sobre materiais poliméricos com potencialidades e aplicações na indústria, em particular, nas indústrias de polímeros, de tintas, de revestimentos, automóvel, alimentar, farmacêutica e medicina. Este ciclo de estudos será assegurado pelo Departamento de Engenharia Química da FCTUC situado no Polo II e com a colaboração activa de indústrias salientando-se entre outras, a CIN, a Resiquimica, a CIRES, Portucel/Soporcel e RAIZ. Este mestrado terá duas vertentes, uma teórica em que os participantes se familiarizarão com conceitos básicos e recentes nas áreas de preparação e caracterização de polímeros, estatística, modelação, qualidade e controlo, gestão empresarial, segurança industrial, nanotecnologia, biopolímeros, entre outras. Em paralelo, serão abordados alguns tópicos por entidades relacionadas com empresas de polímeros, de resinas e tintas. Na segunda vertente, os candidatos desenvolverão um tema de investigação relacionado com os tópicos leccionados anteriormente. Dar-se-á prioridade a projectos de investigação realizados em empresas.

Os excelentes recursos humanos envolvidos neste mestrado, os trabalhos de investigação desenvolvidos e em desenvolvimento e a participação em projectos em redes nacionais e internacionais, são um garante do ensino integrado de qualidade sobre polímeros, suas propriedades e aplicações. Durante o percurso formativo, os formandos serão motivados a promover e melhorar as suas capacidades científicas.

Este segundo ciclo poderá ser frequentado por estudantes provenientes do primeiro ciclo de engenharia química ou de outras engenharias, bem como por outros antigos licenciados que se encontrem no activo, o que lhes permitirá complementar a sua formação tecnológica na área dos materiais poliméricos. A organização deste mestrado permite a sua frequência por profissionais no activo.

Contacto:

Maria Helena Mendes Gil